sábado, 26 de novembro de 2011

Cintilografia

Em 23 de novembro de 2011 15:14, <> escreveu:

Escrever algum comentário pessoal ....testicular,  obrigado pela informação útil e ajudadora
 --
Date/Time: 2011-11-23 09:14:14
Referrer: http://luizmeira.com/cintilo.htm

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Agricultura Biodinâmica - Primavera 2011

Oi Rosele,

Gostei de ver.
Abraços


Agricultura Biodinâmica   Ano 5 n°17  Novembro - 2011
Práticas biodinâmicas – grupo de produtores de Entre Rios de Minas-MG
1. Desenterro do preparado chifre-esterco O preparado Chifre-esterco é destinado ao solo e todos os processos formativos de desenvolvimento radicular, assim como favorece a interação das raízes com todos os organismos vivos presentes e atuantes. Por permanecer enterrado durante o inverno, este preparado leva a informação das forças terrestres, que estão muito presentes nesta estação. Leia mais
"Não há compreensão alguma da vida vegetal, a menos que se considere que tudo que está sobre a terra é em realidade somente um reflexo do que ocorre no cosmos". R. Steiner Relatos iniciais de pesquisa de utilização de basalto na agricultura biodinâmica
em parceria com o "Grupo Siqueira"

Dentre as rochas disponíveis para o emprego na agricultura está o basalto, rocha básica, de origem vulcânica, com granulação fina (afanítica), onde a maior parte dos cristais é invisível a olho nu (SANTOS, 1976). Os principais constituintes do basalto são minerais aluminosilicatos do grupo dos piroxênios e plagioclásios, pouco resistentes ao intemperismo químico e importantes fontes de Ca, Mg e micronutrientes. Leia mais
AGENDA
Primeiro Seminário Internacional de Vitivinicultura Biodinâmica - 24 e 25 de Novembro - Mendoza - Argentina
Produção de Tomate Biodinâmico 25 a 27 de Novembro - Asoociação Biodinâmica Botucatu/SP
Circulo biodinâmico- 7 e 8 de dezembro( a confirmar)
A individualidade agrícola na produção biodinâmica
Atualmente observamos um crescimento da disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. A mídia cada vez divulga mais os benefícios ambientais e para nossa saúde destes produtos. Qual a definição de agricultura orgânica? Na Lei 10831/2003 que definiu agricultura organica esta escrito: Sistema orgânico de produção agropecuária: todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis... Leia mais
NOVIDADES
Calandário Asttronômico Agrícola 2012 disponível em Dezembro!
Elaboração e utilização do preparado chifre-sílica (preparado 501)
O preparado chifre-sílica, que tem uma relação com a luz é elaborado com cristais de quartzo (cristal de rocha) reduzidos a pó. O cristal de rocha, que descansou no interior da terra, é exposto às forças estivais da terra dentro do chifre da vaca.
Com efeito, é nesta época que a terra envolve-se em sonhos, com suas forças edificantes que trabalham de forma orgânica para a formação de suas criaturas e do ambiente cósmico. O
preparado em via de elaboração é como um pequeno altar sob a superfície da terra, que capta as forças luminosas e as transforma, no escuro, em forças de fertilidade. Leia mais

Quero receber o Boletim Eletrônico (gratuito via email)

Atualize seu cadastro ou cancele o recebimento do boletim

Normas para publicação de artigos no Boletim Agricultura Biodinâmica
Relato de um apicultor biodinâmico
Em síntese, a ciência define a vida como um fenômeno que anima a matéria. Percebo que a vida anda desanimada. Alguns fenômenos, talvez um colapso, estão ocorrendo na Apicultura mundial, isto vêem preocupando agricultores, apicultores e cientistas. As causas são multifacetadas, algumas de fácil diagnóstico como a ação dos pesticidas, doenças, pragas, alimentação única, até a "aids" das abelhas foi identificada e outras como os Transgênicos Bt e as emissões de ondas magnéticas (eletricidades irradiadas) estão sendo estudadas. Leia mais
Guatemala declara o milho patrimônio natural e cultural
No dia 22 de setembro o governo guatemalteco declarou o milho como parte do Patrimônio Natural e Cultural do país, fato que foi comemorado por movimentos camponeses e ambientalistas. O decreto publicado pelo Ministério da Cultura no Diario de Centroamérica (oficial) assinala que o milho é considerado um elemento fundamental para a alimentação e a espiritualidade do povo Maia, e faz referência a "todas as variedades, tipos autóctones, próprios, originários ou associados a solos e climas da Guatemala". O decreto recorda ainda que o grão foi utilizado desde os tempos ancestrais no país e que faz parte da mitologia, da cosmogonia e dos calendários, tendo sido parte fundamental da espiritualidade e de práticas culturais do povo Maia. Leia mais
II Feira de Troca de Sementes Crioulas e Tradicionais do Estado de São Paulo
Aconteceu no dia 16 de setembro a II Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Tradicionais do Estado de São Paulo de 2011, realizado em Botucatu, na Associação Biodinâmica. O evento reuniu produtores de sementes e organizações de diversas regiões do Estado e consistiu na troca das sementes tradicionais e crioulas, contou com a grande diversidade de sementes produzidas, além de promover a formação dos produtores através de palestras e demonstrações práticas, criando uma troca mútua de conhecimentos, tanto para o pessoal envolvido na organização, quanto aos produtores e a comunidade em geral. Leia mais
Participação na 17a Conferência Mundial da IFOAM - Coréia do Sul, 26/09-05/10
A Associação Biodinâmica é membro da IFOAM desde 2009. Sentimos a importância de apoiar esta instituição que representa centenas de ONGS, associações de produtores e empresas orgânicas de mais de 100 paises, representando o movimento orgânico em diversos fórum internacionais (FAO, Conf.Biodiversidade e mudanças climáticas,etc.). A cada 3 anos organizam uma conferencia com palestras e diversos workshop de diferentes temas- certificação auditoria e SPG, ensino, princípios,agricultores familiares,etc. Em parceria com a ISOFAR(organização internacional de pesquisa em agricultura orgânica) organizaram uma serie de apresentações sobre os mais variados temas... Leia mais
Bem vinda, Primavera!
Para realizarmos nossos sonhos precisamos de boa vontade e circunstâncias, mas principalmente de pessoas! Então, vou relatar minhas experiências biodinâmicas que dependeram não somente dessas chuvas de primavera, mas de todos esses outros ingredientes. Fui amorosamente conduzida à agricultura biodinâmica quando estava na França dois anos atrás procurando trabalho em colheita de uvas orgânicas. Decepcionada em ver que muitos deixaram de fazer a tradicional 'vendange' para dar lugar às máquinas (o que evidentemente abaixa a qualidade do produto final), me lembrei do meu pai que um dia chegou em casa com um vinho divino que havia descoberto, era biodinâmico! Leia mais
O artigo "URBAN AND PERI-URBAN AGRICULTURE AND COMMUNITY GARDENING SUPPORTING COMMUNITIES AS A KEY TO DEVELOPMENT AND FOOD SECURITY", foi aceito e apresentado na forma de poster na Seção de Agricultura Urbana e Peri-urbana durante a Pré-Conferencia de IFOAM, na ocasião do Congresso Orgânico Mundial da IFOAM - "Orgânico é vida - Organic is Life", celebrado na República da Coréia, de 26 de outubro a 5 de setembro de 2011. Agradecemos especialmente aos Senhores Mrs. Yoko Taniguchi, Euisook Jung e Lee Wonsuk, da Organização do Evento, por ter viabilizado a nossa participação (à distância e virtual) e por nos ter representado durante a apresentação dos posters.
Atenciosamente, Maria Bertalot e Eduardo Mendoza.Leia mais e veja o banner
Associação Biodinamica é opficialmente credenciadacomo OPAC-SPG
Comunicamos o credenciamento da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica – ABD, como Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sob o número 009. Desta forma a ABD esta apta a atuar oficialmente no Sistema participativo de garantia. Atualmente participam do SPG-ABD 5 grupos de agricultores familiares biodinamicos:grupo de produtores de Botucatu, grupo de produtores de São Paulo/represa Guarapiranga, em MG Assoc. Serras Verdes em Corrego do Bom Jesus, Assoc. Serras de Santana em Sapucai Mirim e APAN-FE em Maria da Fé-MG.
Nova opção de consumo responsável em São Paulo
A partir do último sábado, dia 15/10, São Paulo passou a contar com uma nova e inusitada opção de feira livre, a ser realizada todos os sábados no parque Burle Marx, das 8h00 às 13h00. Essa feira oferece produtos agrícolas produzidos exclusivamente dentro da capital paulistana, tais como alface, rúcula, ervilha, morango, broto de bambu, inhame, ervas aromáticas, caldo de cana, plantas ornamentais e muitos outros. Tudo produzido sem o uso de agrotóxicos e ofertados pelos próprios agricultores, que residem e trabalham no extremo sul da cidade, nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Capivari-Monos e Bororé-Colônia. Leia mais
©Copyright - Todos direitos reservados -
o uso das imagens e textos contidos nesse boletim só é permitido com autorização da
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGRICULTURA BIODINÂMICA
Rod.Gastão Dal Farra Km 04 - Bairro Demétria - Cx.P: 1016 CEP-18603-970 - Botucatu/SP - Brasil
Fone / Fax: +55 (14) 3815 7862 / 3882 6282 E.mail: biodinamica@biodinamica.org.br



sábado, 29 de outubro de 2011

Histiocitose das Células de Langerhans

Este blog apresenta a evolução da abordagem feita com o Júlio.

Falar sobre a privacidade antecede a clínica por ser uma questão de ordem.
O Conselho Federal de Medicina indica preservarmos a identidade nas apresentações clínicas,
reservando fotos para ambientes médicos:

Ao ver o blog entendo que os pais têm esta questão bem resolvida, dando a entender o seguinte: vamos nos expor pessoalmente, proporcionando uma interação mais humana e acolhedora resultando em maior eficácia.
Pessoalmente assumi esta postura ao relatar em blog público a evolução de trauma em meu pé, no entanto tecnicamente priorizo as orientações do Conselho Federal de Medicina.

Penso neste tema principalmente ao atender crianças, imaginando como seria a reação de futuros colegas adolescentes ao encontrarem informações pessoais com timbre dramático.

O que mais me aflige nesta questão de privacidade é que somente 5% dos clientes que acompanho expressa consciência sobre o assunto ao interagirmos com dados clínicos através de planilhas e imagens.

Após mais de 10 anos insistindo neste ponto durante a consulta clínica, desisti. Passei a colocar todas as informações em privado, caso o cliente queira publicar mudo a configuração.
Esta postura aumentou em 3 vezes o tempo de abordagem das questões por dificuldade em acessar URL privados, a ponto de 20% dos contatos desistirem durante o percurso.
Desde a perspectiva editorial ficou muito mais tranqüila ao pular a autorização dos clientes para publicar: utilizo uma identidade genérica, assim o conteúdo assume abordagem didática, evitando interações pessoais em futuro longínquo.

Agora, vamos aproveitar um "tiquinho" do que a Renata nos apresenta nesta postagem, pois o conteúdo está muuuuito bom! oxalá seja uma plataforma que gere saúde prá muita gente.

"a dose de Vimblastina seja pequena (4 ml)"

Encontrei referência de dose média para adultos, indicando que talvez não seja pequena...
Gostaria de saber se estão utilizando as contagens de leucócitos para planejar as doses.

4ml = 4mg *0,6 = metade da dose máxima para crianças http://medicinanet.com.br/bula/8342/vimblastina.htm

"as reações aconteceram.
Na sexta-feira, ontem, 28/10, o Júlio acordou queimando de febre, 38,4°C e reclamando de dor na perna."

A febre seria um acometimento infeccioso enquanto que a dor no membro inferior poderia ser mialgia do processo infeccioso.
Dias após o desaparecimento do quadro febril reavaliar esta dor, inclusive com imagens.

"
- 25mg de Prednisona (diariamente)
- 4ml de Vimblastina (intravenoso, 1x semana)
- 3ml Bactrim (sulfametoxazol trimetoprim - 3x semana)
- Se tiver dor: Dipirona
"
Tratamento protocolar com vistas a amenizar a evolução.

A abordagem naturalista solicita outros prismas de compreensão e manejo, utilizando os mesmos exames complementares para avaliar a evolução.

Deixo um exemplo dos outros prismas com este comentário:
"pepino, que ele adora"
Se for o caipira e orgânico está equilibrado e promove a saúde, inclusive a casca.
Se for o japonês (fininho) é híbrido interespécie mesmo que orgânico, e pode induzir alteração imune mensurável com dosagens de anticorpos.

A evolução clínica monitorada detalhadamente (priorizando abordagem não invasiva) autoriza a manutenção ou mudança de rota dos cuidados implementados sejam naturais ou de alta complexidade material.

Detalhes da abordagem naturalista estão em: http://luizmeira.com/cura.htm

"O momento é difícil, mas sabemos que não passará de um susto"
Uau! gostei de ver isso!
Oxalá a abordagem naturalista miniminize o tempo e a intensidade deste susto.

Medicamentos em Crianças

bom!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tudo :)

Olá Elaine,

Obrigado pelo incentivo.

"tudo o que precisava", é a chave didática que privilegio. 
A linguagem HTML é um cenário magnífico para isso, suportando uma cultura resumida, que pode ser ampliada com os links e a interação.

Fico Feliz em oferecer "tudo", espero numa próxima oportunidade oferecer tudo e mais um pouco 
Luiz Meira
19  9612 6029

Em 18 de outubro de 2011 11:01, Elaine escreveu:
 
encontrei nesta página tudo que precisava esclarecendo todas as minhas duvidas obrigado.
 Date/Time: 2011-10-18 06:01:50 PDT
Referrer: http://luizmeira.com/marcaneo.htm

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Re: gravidez, parto


Oi I.

deixo sua identidade em sigilo para que a mensagem seja utilizada por outros

Em 27 de setembro de 2011 20:31, I. escreveu:
Oi Dr., ate que enfim consigo escrever.
Sim, conheço este ritmo, demora uns dias para a gente sintonizar. 
Lembre-se que a quarentena puerperal é de 40 dias para menino.
A gravidez, como o senhor ja sabe, foi ótima. Segui as suas orientações alimentares (exceto a ingestão de doces no meio da tarde), consegui comer mais de 80% orgânico, sem lactose e com muitos frutos. Também ouvi sua indicação de me harmonizar o máximo possível com o meu marido, segui a orientação, a gravidez foi uma beleza.
prezo em saber, esta é a melhor forma de se cuidar
O parto, apesar de  bolsa ter estourado com muita água as 2 hs da manha, não ter dado tempo ligar para o dr. Adailton e ter me submetido a uma cesaria, foi otimo, um momento muito feliz, com pouquíssima dor e sem nenhuma apreensão (Dr. Adailton disse que apesar do fato de eu ter que me submeter a uma cesária, o parto tinha que ser bom, e foi!) Ainda não liguei para ele, vou tentar esta semana!
Agora que o Pedro chegou, to tendo muito trabalho, quase não da tempo de fazer nada, só consigo fazer o básico: comer, ir ao banheiro, tomar banho. As vezes, nem da tempo falar ao telefone.
O neném é tranquilo (se bem que de vez em quando chora, agora já estou entendendo que, quanto ele chora ou ta com xixi, coco, ou quer mamar ou tá com uma cólica (quando é cólica eu coloco um saquinho de gergelim quente
pode ser qualquer coisa quente, inclusive uma fralda  recém passada com ferro
na barriguinha e e ele para de imediato), as cólicas são rápidas.
 As cólicas são reações ao produtos tóxicos que vc ingere, especialmente os alergênicos. O normal é não ter cólica nenhuma.
Minhas maiores duvidas são quanto a alimentação agora na lactação:
Dr. o Pedro nasceu com
2k450g,
não sei se e por isso, mas ele mama demais.

o normal é mamar demais, comer demais...agitar demais.....nós é que somos lerdos em nossa dinâmica urbana.
Eu preciso de uma dieta bem reforcada para dar conta.
TOPICOS: 
1. O que eu não devo ingerir de jeito nenhum?
chocolate brasileiro; suíço pode
leite de vaca.....
enfim o que e um veneno para o neném?
alergia decorrente de: 
soja
trigo
milho

AMACIANTE DE ROUPA, inclusive quando o sabão vem com amaciante
2. O que eu devo comer para dar leite?
dieta normal
To comendo canjica de milho branco com leite de castanha do Pará, cravo, canela e acúcar mascavo.
uso a água de Coco para adoçar, cozinhando no final em fogo brando (<40°), assim evitamos açúcar de cana, gramínea.
3.Leite de cabra da cólica,
melhor evitar a não ser saiba o nome da cabra
posso tomar, tomo misturado com água?
vai fazer mal do mesmo jeito, mesmo que diluísse em 10 litros de água.
A toxicidade é alérgica, dose independente. a diluição pode ser em partes por milhão que reage da mesma forma, tal qual o cheiro de perfume pode dar alergia.
4. Feijão mulatinho orgânico da cólica?
feijão não dá cólica
somente gases quando está com veneno, inclusive o veneno que colocam na distribuição de produtos orgânicos

deixar de molho pelo menos 12hs o feijão orgânico, assim como todos os outros grãos
Ouvi falar que se peneirar posso tomar o caldo, 'e verdade?
feijão inteiro sem veneno não dá gases, mesmo que comido com ovo Korin.
gases é VENENO! - agrotóxico
5. Posso comer feijão verde?
sim
6. Ovo orgânico?
confio somente no Kor
7. Laranja lima e lima da Pérsia, eu posso né?
somente Lima da Pérsia, as outras são enxertadas em Limão, mesmo as orgânicas.
que se estiver com muito veneno também formará gases
8. cafe orgânico ou descafeinado ou nada de cafe?

café a vontade, de qualquer jeito, inclusive envenenado, pois ao torrar queima o veneno 
9. alho e cebola, ja me falaram que sao flatulentos e que eu nao devo. Posso usar pedacos grande para temperar e nao comer os pedacinhos?
Se estiverem envenenados causam flatulência.
10. milho amarelo orgânico em forma de curau pode,
sim
da leite?
sim, como qualquer grão
11. Algum outro chá alem da camomila?
não
E camomila, quantas vezes por dia?
durante o período da manhã, cada duas horas
12. Por fim, queria uma dieta que ajudasse o neném crescer,
leite materno para ele

grãos, castanhas, frutos e legumes com sementes prá vc
engordar e principalmente ficar bem saudável.
agora ele precisa estar engordando ao menos 30gramas/dia, a partir do décimo dia

é necessário conferir isso com DIVERSAS medidas

Suspeito que ele esteja mamando com intervalo menor do que duas horas, isto limita o crescimento dele. 
Para fazer hormônio do crescimento é necessário passar fome... pelo menos de 2hs.
Obrigada,
Abraços
Luiz

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Re: sinusite

Olá Roberta,

O link que enviei apresenta diversos comentários sobre sinusite,
Estes são conceitos gerais que ajudam vc decidir e executar os cuidados prioritários.

Caso queira que opine sobre uso de medicamentos personalizados para um adulto e para uma criança, seria necessário fazermos uma consulta.

Deixo o link descrevendo os tipos de consulta a distância que podemos realizar e os respectivos custos.
Atenciosamente
Luiz Meira
19  9612 6029



Em 21 de setembro de 2011 21:27, ro escreveu:
boa noite
 dr luiz não consegui enterder tem algum remedio alem do  antibiotico porque ele e criança ACABOU DE FAZER 5 ANOS.ATENCIOSA ROBERTA



Em 21/09/2011 07:35, Luiz Roberto Salvatori Meira < falecom@luizmeira.com > escreveu:

Olá Roberta,
veja se este link te responde:


Em 20 de setembro de 2011 20:39, ROBERTA

 
GOSTARIA DE SABER SOBRE SINUSITE CRONICA
 --
Date/Time: 2011-09-20 16:39:35 PDT
Sender IP: 186.220.73.75 [] | mm55pai98ulrbo49
Referrer: http://luizmeira.com/irisrespira.htm