Traduzir

sábado, 18 de janeiro de 2014

Como secar as frutas na peneira....

Oi Vera,

Que bom vc entusiasmar-se com isso, além de "desfrutar" pessoalmente irá fazer bem a muita gente.

 Vera Lucia escreveu:

Boa tarde Dr Luiz,
já consegui uma peneira de bambu aqui em Leme, é bem grande

blz
dá bem para fazer frutas orgânicas secas no sol para comercializar, gostaria se possível algumas informações complementares: como por exemplo:
precisa forrar a peneira?

coloca a fruta diretamente no bambu, 

quando tirar as frutas secas dá prá colocar outras frescas sem precisar lavar, pois a desidratação, interrompe a deterioração. Com isso evitamos contaminar com sabões ou similares, até mesmo a água da rua, pois a água das frutas é limpa enquanto que da rua é resíduo industrial clarificado.

Coloque um plástico transparente cobrindo a peneira quando deixar fora de casa para evitar poeira e insetos. o plástico não diminui a evaporação como muitos dirão, pode até aumentar conforme a silhueta que fizer podendo funcionar como lente concentradora de luz. O vapor que sai das frutas não volta prá elas, é liquefeito e escorre.
qualquer fruta orgânica , tem muitas frutas de época, pode ser qualquer tipo de fruta,

Sim,

com o tempo irá identificando-se com sabores, cores, texturas de acordo com o corte, a forma de retirar a semente, se deixa casca etc.

Sugiro experimentar a banana nanica pois a prata fica insatisfatório.

Experimente também Coco. Pode ser ralado que fica parecido com uma farinha ou em lascas que fica parecendo flocos. Caso compre ralado fresco é possível deixar guardado no freezer quando tempo quiser antes de desidratar. alguns utilizam ralo grosso formando lascas. É possível também laminar 

quanto tempo no sol?

em geral 3 dias
e durabilidade depois de seca?

oficial, aceita por todos: 6 meses

experimental: deixei por dois anos exposta numa vasilha em lugar de convivência de ratos e depois joguei fora íntegras e sem que a tocassem.

Enquanto estiver trabalhando com volume pequeno, melhor armazenar no freezer ou na geladeira
Grata pela atenção um abraço Vera 

Grande Abraço e votos de sucesso!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Contato com Mariscos

 Eleni escreveu:
Alergia:
Fui numa Praia ontem onde a areia do mar era cheia de conchas de todo tamanho, mas principalmente minusculas, os meus pes ficaram em contato com elas o tempo todo, eram como graos de areia. Hoje de manha os meus pes estao cheio de alergia, e cocando muito. Lembrei que tenho severa alergia de frutos do mar quando como, mas nunca tive sensibilidade ao toca-Los.
Seria essa a razao da alergia ? Apenas o contacto? 
No aguardo.
Super Abraco.
Eleni

Conceitualmente qualquer "pele" que entrar em contato com produto alergênico desencadeia a reação de defesa ou auto-imune, sendo os sintomas clínicos percebidos em REGIÃO DIFERENTE do contato, seja dérmico, oftálmico, nasal, digestivo, respiratório, genital. 

Pessoalmente lembrei de duas pessoas que acompanhei: 
- uma trabalhadora na seleção de camarões, que melhorou quando parou de comer e ficou bem melhor depois que passou usar luvas.
- outro que após período em praia de pesca de camarões e mariscos foi soltando a sola do pé. Vi também quem soltou a pele da mão;

Lembre-se do Apis m. C12